Fios e Garras

Nutrição e suplementação adequadas restauram a beleza dos cabelos e das unhas

A perda de nutrientes no organismo reflete diretamente em nossa saúde, disposição e vitalidade. E isso vem se agravando, primeiro porque o solo brasileiro é carente de uma série de minerais, e segundo porque continuamos nos alimentando muito mal. No dia a dia, buscamos soluções práticas, consumimos mais alimentos industrializados, fast food e deixamos de investir em uma dieta rica e balanceada. Estamos mais preocupados com o sabor do que com vitaminas, sais minerais, aminoácidos e inúmeros outros nutrientes. Resultado? O corpo todo padece.

O reflexo da desnutrição aparece na pele, no cabelo, nas unhas e até no brilho dos olhos. “A queda exagerada de cabelos e a quebra constante das unhas podem ser sinais de falta de algum nutriente ou do aparecimento de alguma doença, como anemia, diabetes, problemas circulatórios, hormonais e muitos outros”, explica a médica, Dra. Ulysséa Menezes da Costa. De acordo com a profissional, quando algo não está bem com nosso organismo, ele logo encontra uma maneira de nos sinalizar – e as unhas e cabelos são os primeiros da lista. “Eles podem indicar mais do que se imagina. Um corpo com carência nutricional passa a racionar nutrientes vitais para manter a saúde de órgãos importantes e deixa de nutrir os que classifica como não tão necessários, como cabelos e unhas”, explica Dra. Ulysséa. O envelhecimento também pode ocasionar estes quadros, já que o número de folículos pilosos diminui, o ritmo de crescimento dos cabelos é mais lento e os fios ficam mais curtos e finos. Por isso, a recomendação é sempre procurar orientação médica para descobrir a causa do problema e buscar suplementação quando recomendado.

O mercado oferece várias opções de polivitamínicos e outros compostos que ajudam a repor parte dessas carências, mas é preciso cautela. Uma opção segura é o recém-lançado Formulle Age, da BioElements, que tem reflexo direto nos cabelos e unhas, graças ao HNC Hair & Nail Complex. O suplemento é composto por 17 elementos essenciais, entre vitaminas, ácidos graxos e minerais que, associados, refletem não só na disposição, mas também na revitalização de cabelos e unhas. A biotina, vitamina H, é o seu principal componente e auxilia na formação da queratina, essencial para o crescimento das células.

Após uma consulta com sua dermatologista, a terapeuta Célia Maria Cunha Pozza, de 58 anos, passou a buscar uma suplementação adequada. “Eu tinha muita queda de cabelo e foi isso que me levou ao consultório. Comecei, então, a usar o Formulle Age HNC e já no primeiro mês vi grandes diferenças, principalmente nas unhas. Em quatro meses de uso tenho cabelos mais fortes, novos fios nascendo e ele está muito brilhante”, conta ela, que indicou o suplemento à filha. “Nossas unhas estão fortes, não quebram mais e crescem lisas, sem as incômodas ondulações”, completa Célia.

 Equilíbrio

O zinco, o selênio e as vitaminas do complexo B contribuem para a firmeza e a elasticidade da pele e colaboram para a dilatação dos vasos e toda a circulação e renovação celular.  A vitamina A e o ácido fólico são de vital importância na replicação e crescimento de todas as células do corpo. O resultado desta combinação com a biotina, o ácido ascórbico, o alfa-tocoferol, retinol e minerais como magnésio, ferro e outros oligonutrientes essenciais é que se torna um tratamento que age de dentro pra fora, pois equilibra os níveis de todos estes nutrientes no organismo. “A dose diária destes ativos colabora para uma nutrição mais balanceada e equilibrada, sendo um importante aliado para a saúde, para quem faz dieta e pratica atividades esportivas, pois auxilia na síntese de colágeno, o que diminui a flacidez, melhora o tônus, a força, dá ânimo e até diminui a queda de cabelo”, destaca Ulysséia. Outras ações incluem o combate aos radicais livres, proteção da pele, auxílio na prevenção do envelhecimento precoce e no aparecimento de rugas.

A funcionária pública Danielle Barbosa de Camargo, de 48 anos, sofria com unhas moles e quebradiças e seu cabelo estava distante do que gostaria. “Antes eu tinha um salão de beleza e nem sempre conseguia fazer propaganda dos seus serviços, porque minhas unhas descamavam e o esmalte não durava nem de um dia para o outro. Era muito triste ver as mulheres com seu cabelos maravilhosos e unhas lindas e eu, não” conta Danielle. Depois do Formulle Age, a autoestima dela é outra. “Até minha manicure achou uma diferença brutal, porque agora as unhas estão fortes, crescem rápido e o esmalte dura uma semana”, conta satisfeita. O cabelo também mudou bastante. “Estou com muitos fios novos, brilhantes e com vida. Toda mulher é vaidosa, queremos estar sempre bem com nós mesmas e com o espelho. Hoje tenho orgulho dos meus fios e garras”.

Não há contraindicação para o uso do suplemento. Apenas pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes não pode usar a fórmula, que é de fácil uso, somente com a ingestão de duas cápsulas por dia. Entretanto, seu uso não substitui os cuidados com a saúde e uma alimentação saudável, devendo ser usada apenas como suplemento. “É fundamental tomar muita água, ter uma alimentação regrada, menos gordurosa, dar preferência aos alimentos crus, como frutas, legumes, cerais integrais e restringir o consumo de produtos e alimentos industrializados”, enfatiza a médica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *