Vitaminas pós-bariátrica

A cirurgia bariátrica surgiu como opção de tratamento para diversos problemas nos últimos anos, melhorando não só a perda de peso, mas também doenças associadas. Porém, com esse tipo de cirurgia ocorre também a diminuição da absorção de nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo devido ao desvio da passagem dos alimentos pelo intestino e/ou a menor produção de enzimas e líquidos que auxiliam na sua absorção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para prevenir o risco de desnutrição e alguns sintomas desagradáveis pela falta de vitaminas e nutrientes no organismo, a suplementação vitamínica é indicada para pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica. O uso é indicado desde o período pós-operatório e devem ser mantidos de forma contínua.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vitamina do complexo B: As vitaminas do complexo B são indispensáveis para o funcionamento do organismo e tem sua absorção justamente na região fora da passagem dos alimentos em quem tem desvio intestinal. São as principais vitaminas relacionadas a saúde das unhas, pele e cabelos. A queda de cabelos é também um sintoma comum devido a deficiência de Zinco no organismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cálcio e Vitamina D: Os níveis de cálcio no organismo referente a saúde dos ossos também são prejudicados devido à dificuldade na absorção de vitaminas lipossolúveis como a vitamina D. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vitamina A: A deficiência de vitamina A influencia na saúde dos tecidos especialmente dos olhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ferro, Vitamina E e K: A deficiência de ferro no organismo também é um dos sintomas frequentes em pacientes bariátricos ocasionando, muitas vezes, sintomas de anemia e até hemorragias. Já a vitamina E e K, responsáveis pela parte coagulação e prevenção de doenças, dependem de sais biliares para serem absorvidas e também ficam prejudicadas após a cirurgia bariátrica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já minerais como Cobre e Magnésio são responsáveis pela saúde da pele e do sistema nervoso, além de regular o sono, disposição e até o estresse e até a depressão.

#formulleage #posbariatrica #nutraceuticos #nutraceutico #melhornutraceutico #cabelo #cabelosfortes #cabelosbonitos #unhas #unhasfortes #pele #pelebonita

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *