Vitamina A (Retinol): Atioxidante, estimula o crescimento das unhas e a
reparação do leito unguenal.
Também auxilia no crescimento e na reparação dos folículos capilares.
Vitamina H (Biotina): Auxilia na formação de queratina e essencial para o crescimento das células, além de influenciar no ciclo de crescimento das
unhas e cabelos, prevenindo assim a queda de cabelos e propiciando
a melhora e a firmeza e dureza das unhas.
Vitamina B2 (Riboflavina): Capaz de regular a produção de sebo, diminuindo
a descamação do couro cabeludo e unhas.
Vitamina B3 (Niacina): Promove uma maior circulação, auxiliando no
transporte de nutrientes e saúde de cabelos e unhas.
Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): Acelera o crescimento, ativa a pigmentação, evita a perda e queda de cabelos. Promove a liberação de energia para o fortalecimento ungueal.
Vitamina B6: Um dos benefícios mais importantes da vitamina B6 é que ela ajuda na manutenção do bem-estar da pele. Ajuda no tratamento de uma série de problemas da pele, incluindo caspa, queda de cabelo, peles secas e unhas quebradiças.
Vitamina B12: É utilizada para um grande número de diferentes processos, sendo que um dos mais importantes é que a B12 é essencial para criar glóbulos vermelhos. A prevenção da doença baseia-se na produção de células do sangue saudáveis e, portanto, a vitamina B12 é vital para manter o sistema imunológico funcionando na sua máxima eficiência. Além disso, a vitamina B12 também funciona para formar a cobertura protetora de todas as células dos nervos do corpo.
Vitamina C (ácido ascórbico): Capaz de melhorar a circulação no couro cabeludo, por sua ação antioxidante auxilia na conservação dos vasos sanguíneos.
Vitamina E (Tocoferol): Previne danos celulares, adiando o envelhecimento e melhorando a circulação, devido à sua ação antioxidante.
Zinco: A European Food Safety Authority - EFSA, publicou, em 2010, um parecer abordando a fundamentação científica das alegações de saúde para a pele em relação ao zinco e identificou que o mineral contribui para a síntese de queratina e colágeno, contribuindo para a estrutura da pele, cabelos e unhas, sendo essencial nas reações enzimáticas.
Magnésio: Essencial para a formação de proteínas que constituem os fios e unhas, assim como a queratina.
Ferro: Importante na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue. Sua falta causa desânimo, queda de cabelo e fraqueza, de acordo com um alerta feito no Congresso Brasileiro de Nutrição.
Selênio: Mineral essencial que se encontra associado ao correto funcionamento dos principais processos metabólicos celulares.
Ácido Fólico (folatos): Essencial para deixar o organismo mais resistente a doenças, age como um fortificante natural e ainda atua como um potencializador do alto astral.
Óleo de peixe e óleo de borragem: Hidratam e dão brilho, flexibilidade e força aos fios e unhas. A carência de ácidos graxos essenciais causa uma desorganização no processo de queratinização de unhas e cabelos, estimulando o aparecimento de caspa e queda capilar. A integridade de cabelos e unhas depende, em grande parte, de uma ingesta nutricional equilibrada.