Queda de cabelos pós-Covid

Uma das sequelas que podem ser ocasionadas pela covid-19, infecção causada pelo coronavírus, é a queda de cabelos. O que ocorre após a doença é o mesmo que ocorre em outros quadros de infecções, cirurgias, período pós-parto, perda de peso, estresse, entre outros.

Em um período normal, existem três fases no ciclo de vida capilar:
• Anágena que é onde há o crescimento do cabelo (dura de dois até sete anos)
• Catágena que é a fase de repouso (dura apenas algumas semanas)
• Telógena que é a de queda e renovação capilar (ocorre de dois a três meses)

Após períodos de infecção como os da Covid-19 é comum que ocorra o eflúvio telógeno, que é uma queda capilar que ocorre de forma muito mais intensa antecipando o ciclo de vida dos fios, ou seja, uma quantidade muito maior de fios de cabelo entram na fase telógena antes do tempo.

Por que ocorre a queda de cabelos pós-covid?
A queda de cabelos pós-covid-19 ocorre porque o corpo precisa priorizar sua energia com o restabelecimento do organismo em detrimento de outros processos como da renovação capilar, porém nem sempre ela ocorre durante o início da infecção. É possível que demore alguns meses após a infecção para que ela apareça efetivamente. Ou seja, mesmo que a fase pior da Covid-19 tenha passado e o exame apresente resultados negativos é possível ainda observar a diminuição do volume total dos cabelos.

Como cuidar dos fios pós-covid-19?
O período é delicado, pois o corpo todo está em recuperação. No geral, o problema costuma melhorar após três a seis meses. Através da suplementação de vitaminas e nutrientes é possível melhorar a espessura e a qualidade dos fios para que obtenham um crescimento forte e saudável quando finalizar o período de eflúvio telógeno, já outros tratamentos tópicos podem auxiliar na base dos folículos a fim de estimular a circulação e evitar uma queda de cabelos ainda maior. No entanto, caso haja uma queda de cabelos severa ou que não volte ao normal após esse período é importante procurar um médico para uma avaliação cuidadosa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *