Cabelos Danificados e Quebradiços

Geralmente um cabelo danificado é identificado devido ao desgaste na estrutura dos fios. O resultado são fios porosos, ásperos, opacos, finos, ressecados, com pouca elasticidade, quebradiços, com pontas duplas e sem brilho. Isso ocorre, pois devido ao processos químicos, radiação solar, calor e poeira em excesso e uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas a estrutura capilar fica comprometida afetando a camada mais externa dos fios chamada cutícula que protege o interior dos cabelos.

O que evitar e como tratar?
Evitar a exposição a produtos químicos como descoloração e outros tratamentos químicos como alisamento, progressiva com formol, permanentes e tinturas de má qualidade são as primeiras atitudes ao tratar cabelos danificados, já que destroem a estrutura mais externa dos fios.

O uso de secadores e chapinhas, assim como a exposição demasiada aos raios ultravioletas do sol ou ao ar condicionado retiram a umidade dos fios tornando-os ainda mais ressecados, assim como o cloro e o sal da água do mar.

Os principais fatores internos se devem a uma alimentação inadequada pobre em vitaminas e nutrientes, pois o consumo de alguns nutrientes são essenciais para favorecer o crescimento e fortalecimento dos fios, enquanto algumas vitaminas participam da regeneração dos fios, previnem quebra e a queda enquanto outras fortalecem o cabelo desde a raiz, já que favorecem a circulação no couro cabeludo, beneficiando o crescimento saudável dos cabelos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *