CABELOS RESSECADOS E QUEBRADIÇOS

COMO POSSO TRATAR?

Cabelos ressecados e quebradiços. Como posso identificar e tratar?

Geralmente um cabelo danificado é identificado devido ao desgaste na estrutura dos fios. O resultado são fios porosos, ásperos, opacos, finos, ressecados, com pouca elasticidade, quebradiços, com pontas duplas e sem brilho. Isso ocorre, pois devido ao processos químicos, radiação solar, calor e poeira em excesso e uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas a estrutura capilar fica comprometida afetando a camada mais externa dos fios chamada cutícula que protege o interior dos cabelos.

O que evitar e como tratar?

Evitar a exposição a produtos químicos como descoloração e outros tratamentos químicos como alisamento, progressiva com formol, permanentes e tinturas de má qualidade são as primeiras atitudes ao tratar cabelos danificados, já que destroem a estrutura mais externa dos fios.

O uso de secadores e chapinhas, assim como a exposição demasiada aos raios ultravioletas do sol ou ao ar condicionado retiram a umidade dos fios tornando-os ainda mais ressecados, assim como o cloro e o sal da água do mar.

Os principais fatores internos se devem a uma alimentação inadequada pobre em vitaminas e nutrientes, pois o consumo de alguns nutrientes são essenciais para favorecer o crescimento e fortalecimento dos fios, enquanto algumas vitaminas participam da regeneração dos fios, previnem quebra e a queda enquanto outras fortalecem o cabelo desde a raiz, já que favorecem a circulação no couro cabeludo, beneficiando o crescimento saudável dos cabelos.

A vitamina B8 age na absorção de queratina, na raiz, combatendo a queda capilar e mantendo a saúde dos fios. Assim, também pode ser inclusa no grupo das vitaminas que ajudam no crescimento do cabelo. Suas principais fontes são os ovos e as carnes.

Vitamina B1

Não está diretamente associada à saúde do cabelo, entretanto, essa vitamina combate o estresse, um dos principais motivos da queda de cabelo. Logo, pode ser coadjuvante na prevenção da perda dos fios. É encontrada nos cereais, carnes e verduras.

Vitamina B2

Ligada ao processo de formação dos fios, também pode prevenir o enfraquecimento e queda de cabelos. Pode ser consumido nas carnes, leite e verduras.

Vitamina B12

Associada diretamente ao processo de divisão celular e crescimento dos fios. Sua principal fonte são as carnes, de preferência os cortes magros.

Vitamina B3

Responsável pelo fortalecimento do cabelo, ela está diretamente associada à prevenção da queda. O amendoim, as castanhas, aves, ovos, frutas secas e cereais integrais são algumas de suas fontes.

Vitamina B5

Aumenta a hidratação, pois possui compatibilidade com a queratina e boa penetração nos fios, aumentando a força e a resistência a quebras, além de nutrir e diminuir a formação de pontas duplas. Suas fontes são variadas: milho, leite, cogumelos, abacate, ovos e vegetais.

É essencial para o desenvolvimento dos fios, pois impede a degeneração das células, melhora a elasticidade, regula a multiplicação celular e a produção sebácea, diminuindo a oleosidade na raiz. Pode ser encontrada na gema do ovo, leite e derivados, cenoura, mamão, manga e vegetais de folhas verde-escuras.

Está associada à melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo. Além disso, é um poderoso antioxidante, que diminui o processo de envelhecimento dos fios, protegendo-os contra os raios UV. É facilmente encontrado, na gema do ovo, verduras verde-escuras, oleaginosas, linhaça, gérmen de trigo e óleos vegetais, como o óleo de abacate.

Conhecida por controlar a aspereza dos cabelos e oferecer proteção extra. A vitamina D é metabolizada no organismo a partir da exposição ao sol, mas também pode ser encontrada, mesmo que em pouca quantidade, nos óleos de peixe e gema de ovos.

Possui efeito antioxidante e auxilia contra o processo de envelhecimento. É conhecida por ativar a produção de colágeno, que aumenta a resistência dos fios e também atua no processo de absorção do ferro, nutriente essencial para a saúde do cabelo. É encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola e morango.

Diminui a ocorrência de cabelos brancos, que são mais fracos e ásperos, por isso, está ligado à diminuição da queda e quebra dos fios. Sua principal fonte são os vegetais folhosos verde-escuros, como escarola e couve.

CONFIRA NOSSAS DICAS NO BLOG

Será que posso fazer uso contínuo?

Suplementos como o Formulle Age tem o objetivo principal de regular as carências de vitaminas e nutrientes que não são obtidos através da alimentação, resgatando equilíbrio do organismo ao longo dos três a seis primeiros meses. Tempo recomendado para o resultado...

Cabelos após quimioterapia

Durante o processo de quimioterapia, células que se multiplicam rapidamente como as do cabelo são as principais atingidas fazendo com que os fios caiam gradativamente.

Devido ao diagnóstico precoce, muitas mulheres passam pelo tratamento e tem suas vidas (…)

O que são os nutracêuticos?

Também conhecidos como pílulas da beleza, os nutracêuticos são suplementos orais que tem como função nutrir o corpo, trazendo beleza e vitalidade, de dentro para fora. São feitos para fornecer compostos essenciais para atuar na beleza da pele, cabelos, unhas, combate à celulite, auxilar no emagrecimento.

Nutracêutico: em que horário devo tomar?

Vitaminas, nutrientes, minerais.. são diversos compostos que diariamente são consumidos no mundo todo como forma de suprir o corpo com o que precisa para funcionar, já que com a correria do dia a dia é quase impossível apenas através da alimentação. Usados para nutrir o (…)

Cuidados essenciais no inverno

A chegada do frio já nos deixa de cabelo em pé, literalmente. Isso porque com o clima mais seco e a diminuição da umidade do ar tanto a pele quanto os cabelos tendem a ficar mais ressecados exigindo alguns cuidados essenciais no inverno.

Formulle age engorda?

Formulle age não engorda! Ele é um suplemento vitamínico mineral, sem calorias, que irá apenas repor os nutrientes essenciais para os cabelos e unhas que estão em falta no seu organismo. Algumas pessoas associam o fato de tomar vitaminas quando estão abaixo do peso e precisam engordar, (…)

FORMULLE AGE Hair and Nails Complex

é um nutracêutico, com conceito e formulação original americana, composto por um mix de vitaminas, minerais, aminoácidos e oligoelementos que foi desenvolvido especialmente para auxiliar na redução da queda de cabelos, fortalecimento de unhas e na manutenção e equilíbrio fIsiológico da pele.